Categories: Fica a dica

Por que as pessoas continuam fazendo dieta?

A minha pergunta enquanto nutricionista sempre foi: porque as pessoas continuam fazendo dieta? A resposta ‘porque elas querem um milagre’ nunca me convenceu. Afinal, ninguém reclama quando algo ‘milagroso’ acontece. Até eu que sou mais boba quero um milagre, e nem por isso vou me submeter a uma restrição sacrificante. Ou seja, não é só esse o motivo.

Passei um bom tempo tentando achar essa resposta em dados científicos, em livros especializados, conversando com profissionais que trabalham com o comportamento até que um dia, durante uma consulta, a resposta veio a tona. A pessoa me disse: ‘Fazer dieta é fácil: basta cortar o que não pode’

Dói no coração escutar isso, mas é a verdade nua e crua: É mais fácil porque você não precisa pensar!

Quando você se propõe a fazer a dieta da proteína, basta cortar os carboidratos. Na dieta do glúten, basta cortar o glúten. Da lactose, corta a lactose, e por aí vai. E isso não te obriga a pensar, não obriga a fazer escolhas. É simples, pouco esforço.

Pensar dá um trabalho danado. Fazer escolhas é também difícil. Quando você faz uma escolha, não só está assumindo o risco de um erro, como também precisa avaliar com cuidado vários detalhes que vão além da escolha propriamente dita, principalmente as consequências dela. Ou seja: não é só fazer uma escolha, tem que colocar o cérebro pra funcionar.

Aprender sobre o que é bom pra gente é difícil, ainda mais no meio de tantas informações. Porém, mesmo com a dificuldade de fazer escolhas, só aprendemos dessa maneira: pensando muito.

Apenas afirmar ‘não posso isso’ e ‘não posso aquilo’ é muito mais fácil do que ter que ir sempre nas consultas com a nutricionista, ter que pensar antes de servir o prato no self-service, não se sentir culpado quando eventualmente sucumbir aquele pedaço de bolo de chocolate, e além de decidir, justificar para si mesmo aquela escolha.

E sabem o que é mais incrível? Dieta funciona. Isso mesmo que eu estou dizendo, dieta funciona. Tirar tudo que tem glúten, por exemplo, faz com que você (inicialmente) deixe de comer vários alimentos, e obviamente vai reduzir seu consumo calórico – principalmente se você é daquelas pessoas que come basicamente um montão de industrializados e ‘junk food’.

Só que esse resultado não dura muito. Primeiro você começa a aumentar as quantidades do que pode.

Depois você cansa de repetir que ‘não pode’. Você quer poder, você quer comer… e daí, quando você começa a mentir pra si mesma, é o início da frustração. Sabe aquela história ‘sou péssima(o), não consigo nem seguir uma dieta!’?.

Pois é. Mas quem é péssima(o) não é você, é a danada da dieta.

Não que o pão faça mal – vocês sabem que não faz. Mas comer 4 pãezinhos não é o mais indicado… E tudo isso porque ela não podia comer algo que nem fazia questão. Estão vendo a gravidade?

A dieta também é fácil porque tem pouca variedade. Você só pode comer isso e aquilo. Não precisa ficar inventando muitas variações e a maioria te faz comer um monte de industrializados. Seria maravilhoso se as pessoas que tirassem o ‘glúten’ substituíssem o monte de comida industrializada ‘com glúten’ por mais legumes, verduras e grãos integrais. Mas a gente sabe que não é isso que acontece. A maioria tira o glúten e se enchem de ‘produtos sem glúten’ – na sua maioria também industrializados. Até porque é bonito, atual e fashion falar que você comeu um ‘cookie sem glúten’, néam?

Outro motivo pelos quais dietas são fáceis: você consegue sempre uma legião de pessoas que concordam que a dieta funciona, ou que conhecem alguém que fez e emagreceu, ou até textos e informações que deixam claro que essa dieta dá super certo. Quem sou eu pra dizer que ninguém emagrece com dieta, eu acho é que todo mundo emagrece sim. Mas volto a afirmar que em 99% dos casos as dietas restritivas não são sustentáveis. Quando você para de repetir o ‘não posso’ e começa a necessitar de maneira ilimitada, os quilos reaparecem.

Dietas são fáceis, sim. Mas eu continuo acreditando na boa e velha educação/reeducação alimentar. Você deve saber como e o que comer, e não apenas ficar sacudindo a cabeça em negativa para cada alimento ‘proibido’ que te oferecem.

Eu gosto muito de repetir uma frase que é: esforço é diferente de sacrifício. A educação/reeducação alimentar necessita esforço. As vezes MUITO esforço. É como educar uma criança: você nunca sabe se está certo ou se está errado, você segue o que imagina ser o melhor e confia naquilo – se não tiver acertado, tenta de novo até deixar no jeito que você quer. Conta com sua intuição, com a ajuda de pessoas que entendem daquilo… o mesmo se aplica na alimentação.

Na dieta você tem que fazer esforço e sacrifício. Sacrifício para negar tudo o que você gosta e poderia estar comendo (talvez em menor quantidade, claro) e esforço para não se sentir uma droga de pessoa quando cai na tentação.

Na minha concepção o pior de fazer uma dieta é assumir uma escolha sabidamente equivocada, é vestir uma roupa de ilusão e ter que viver tentando provar para si (e muitas vezes para o mundo) que aquilo é a solução do planeta (e do seu excesso de peso)

Até a próxima!

bhdicas

Ver Comentários

  • Sensacional!!! Concordo com cada palavra, Marina. Além de tudo, a dieta te priva de muitas eventos sociais, ou você vai e fará "sacrifício" o tempo todo. A maioria não é sustentável, não é inteligente e não te ensina o que é comida de verdade. Comer bem é comer de forma equilibrada e, continuo repetindo, cozinhar é libertador nesse sentido.

  • Sensacional!!! Concordo com cada palavra, Marina. Além de tudo, a dieta te priva de muitas eventos sociais, ou você vai e fará "sacrifício" o tempo todo. A maioria não é sustentável, não é inteligente e não te ensina o que é comida de verdade. Comer bem é comer de forma equilibrada e, continuo repetindo, cozinhar é libertador nesse sentido.

Posts Recentes

Minas Travel Market no Minascentro

Em dois dias de evento, a feira estima receber cerca de 2 mil profissionais do…

26 de abril de 2024

Grada Kilomba e Paulo Nazareth no Inhotim

Mostras individuais dos artistas, acontecem nas Galerias Galpão e Praça, e são exposições de longa…

25 de abril de 2024

Sommelier Manoel Beato do Fasano, harmoniza menu

Hoje, o Baretto Belo Horizonte oferece experiência de menu em quatro tempos harmonizado com vinhos…

24 de abril de 2024

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!