Dicas

Poty Lazarotto nas artes em ArgiloXilogravura

Imperdível! Trata-se de um passeio pela literatura de Guimarães Rosa a partir da arte em cerâmica, uma iniciativa inovadora de Fábio Brasileiro que homenageia o centenário de Poty Lazzarotto, ilustrador do livro Sagarana, de João Guimarães Rosa.

A união da cerâmica e da literatura convida os visitantes a explorarem as metáforas do fogo, da luz e da iluminação presentes na literatura de João Guimarães Rosa, através das argiloxilogravuras inspiradas nas ilustrações de Poty Lazzarotto. São peças únicas que evidenciam as conexões entre o “texto-escrito” de Guimarães Rosa e o “texto-desenho” de Poty Lazzarotto, elementos que, para o ceramista Fábio Brasileiro, são indissociáveis para se compreender a obra do escritor roseano.

São peças únicas que transportam as ilustrações de Lazzarotto para a cerâmica, expandindo as possibilidades de leitura da obra roseana por parte das pessoas com deficiência visual, por meio do toque das peças e das visitas guiadas.

No lançamento, está previsto a realização do Sarau Magmático, com Jerusa Furbino, Dione Machado e convidados e com o show de Rubinho do Vale. Além disso, haverá uma série de atividades correlacionadas, como a Mostra de Cinema sobre Guimarães Rosa, no Cine Santa Tereza, dentre outras. Todos os acessos são gratuitos.

Fábio Brasileiro
Guimarães Rosa

Programação Cultural

Durante o período de exposição haverá visitas guiadas para grupos de pessoas com deficiência visual e grupos de estudantes, realizadas pelo educativo do Galpão Cine Horto. Além disso, uma série de atividades relacionadas serão realizadas:

  • Lançamento da exposição: Sarau Magmático com Jerusa Furbino, Dione Machado econvidados e show de Rubinho do Vale – 8 de setembro de 2023, às 19h, no Galpão Cine Horto
  • Vagaluzir: Leituras semanais de poemas do livro Magma, de João Guimarães Rosa pelo grupo Vagalume – Leituras em Rede – Curadoria de Eduardo Bartolomeu. Acesso pelo @vagalumesleiturasemrede
  • Cesto Cultural: Circulação e trocas de livros, cd’s e outros artefatos culturais durante o período da exposição.
  • Mostra Guimarães Rosa em Argila e Filmes: Exibição gratuita de filmes relacionados à vida e obra de Guimarães Rosa no Cine Santa Tereza – Curadoria: Cine Travessia Maria Coeli e Leite Filmes – de 12 a 24 de setembro de 2023.

Galpão Cine Horto – R. Pitangui, 3613 – Horto . A visitação é entre os dias 8 de setembro e 29 de outubro de 2023. Gratuito. Agendamento de visitas guiadas: centrodepesquisa@galpaocinehorto.com.br

Um beijo

bhdicas

Ver Comentários

Posts Recentes

Minas Travel Market no Minascentro

Em dois dias de evento, a feira estima receber cerca de 2 mil profissionais do…

26 de abril de 2024

Grada Kilomba e Paulo Nazareth no Inhotim

Mostras individuais dos artistas, acontecem nas Galerias Galpão e Praça, e são exposições de longa…

25 de abril de 2024

Sommelier Manoel Beato do Fasano, harmoniza menu

Hoje, o Baretto Belo Horizonte oferece experiência de menu em quatro tempos harmonizado com vinhos…

24 de abril de 2024

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!