Categories: Fica a dica

Quando a normalidade é fria e doentia

“Elle”

Primeira cena: uma mulher é violentamente estuprada, dentro de casa, por um suposto ladrão, que a agride, viola, traumatiza. Após o crime, ela, cheia de dor, levanta-se do chão, junta os cacos de objetos quebrados do chão, assim como os resquícios de sua coragem e de sua reputação, joga fora o que quebrou, as roupas rasgadas que usou, e suas dores parecem que vão embora instantaneamente pelo ralo da banheira. E assim, com toda essa frieza inexplicável, ela segue seu dia a dia, como se nada daquilo tivesse acontecido. Primeiro filme francês do diretor Paul Verhoeven, “Elle” é baseado no livro de Philippe Djian e conta a chocante história de Michèle Leblanc (Isabelle Huppert, indicada ao Oscar e ganhadora do Globo de Ouro 2017), a poderosa executiva-chefe de uma empresa de videogames, a qual administra do mesmo jeito que guia sua vida amorosa e sentimental: com mãos de ferro, organizando tudo de maneira precisa, calculada, fria e ordenada.

Após ser atacada por esse desconhecido, ela realmente não se abala. O incidente parece até alimentar suas fantasias eróticas – tal premissa pode soar ofensiva em tempos de feminismo exacerbado e empoderamento das mulheres nos dias de hoje, mas o diretor consegue edificar tal situação em algo primoroso e entendível com o decorrer do longa – aliás, estamos falando de uma ficção; não há a necessidade de discussão e de preocupação. Há também um afloramento de seu sentimento de vingança. Ela até compra apetrechos para se defender de uma futura violência, mas não chama a polícia – só contará para amigos após alguns dias. Até descobrirmos que o agressor misterioso ainda não desistiu dela, a heroína está a postos, esperando por ele. É um tanto quanto insano, o que torna o suspense completamente instigante.

Inicialmente, o choque após o abuso sexual nos faz sensibilizar com sua dor. Porém, com o desenvolver da história, há uma desconstrução dessa personagem, que a torna macabra, provocativa, doentia. A relação de Michèle com todos à sua volta é assustadora. Tal como uma pedra ao se relacionar, ela lida com o filho imbecil, o ex-marido que bateu nela no passado, o amante carente, a amiga enganada, a mãe rica prestes a embarcar em um “casamento-furada”, o pai assassino e com o passado trágico, o funcionário revoltado e, na empresa de games, uma equipe masculina essencialmente machista – é aí que o discurso do empoderamento também deveria existir. Um roteiro amplo e explosivo, incrivelmente costurado, inflamado de veias e artérias pulsantes que refletem a própria estrutura e a transformação da personagem, tão bem-representada por Huppert.

Em entrevista, o diretor Paul Verhoeven tentou explicar todo esse lado frio e sombrio de Michèle: “Este não é um filme que se estrutura em qualquer base psicanalítica freudiana, nem é um tratado sobre a condição feminina. É apenas um trabalho de observação da normalidade: a percepção dos turbilhões que se passam com uma pessoa real, adulta. E a dramaturgia do real comporta suspense, humor e até fantasia”.

É difícil não se chocar com essa “normalidade” do diretor. Em momento algum do filme ela se abala ou muito menos se vê forçada a mudar. A violação parece alimentá-la. Potente e corajosa, ela domina todas as suas escolhas. É tanta secura e algidez que você até duvida que alguém possa ser ou agir assim. Mas, com o decorrer do longa e com os encaixes do alinhado roteiro, você percebe o porquê de toda aquela insensibilidade e indiferença. A frieza nos atos e no olhar do presente é resultado de um passado obscuro. O futuro é como derrotar um inimigo nos games: um mistério dificílimo de se desvendar, mas que se abranda após ser superado.

bhdicas

Posts Recentes

Minas Travel Market no Minascentro

Em dois dias de evento, a feira estima receber cerca de 2 mil profissionais do…

26 de abril de 2024

Grada Kilomba e Paulo Nazareth no Inhotim

Mostras individuais dos artistas, acontecem nas Galerias Galpão e Praça, e são exposições de longa…

25 de abril de 2024

Sommelier Manoel Beato do Fasano, harmoniza menu

Hoje, o Baretto Belo Horizonte oferece experiência de menu em quatro tempos harmonizado com vinhos…

24 de abril de 2024

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!