Carnaval

Tchanzinho Zona Norte em: “Tchanzinho vai a volver”

Antes de mais nada, o Tchanzinho Zona Norte é um bloco de família. Nasceu há dez anos durante uma conversa dos irmãos Rodrigo Picolé, músico e agitador cultural, e Laila Heringer, bióloga, em sua casa no bairro Dona Clara, diante de um café. O momento era de estabelecimento de um novo ciclo do Carnaval de rua de Belo Horizonte, com o surgimento de novos blocos, novos formatos, novas propostas.

Laila e Rodrigo sentiam falta de ocupar mais os espaços da Zona Norte da cidade, durante a festa, que tradicionalmente privilegia regiões como a Centro-Sul. Rodrigo, que tem ligação direta com a música e a cultura baianas, propôs que o bloco relesse sucessos do Carnaval de Salvador dos anos 90 e início de 2000, pinçados dos setlists de bandas como É o Tchan!, Gera Samba, Terra Samba, Asa de Águia, Tchakabum e Companhia do Pagode – um repertório popular e de grande poder de comunicação, carinhosamente apelidado de “baixa gastronomia da axé music”.

O TZN, portanto, foi concebido pelo espírito familiar – uma família de grandes talentos, diga-se – e nasceu como uma agremiação de bairro. Tanto é que o Tchanzinho estreou em 2013 com 50 figuras na bateria e um público estimado em 1.000 pessoas, em sua maioria moradores do Dona Clara. Mas família que é família é generosa, acolhedora. Daí foram se achegando amizades e parcerias, e o bloco foi afirmando cada vez mais sua identidade, crescendo sem parar.

Em 2020, o bairro ficou pequeno, e o TZN aportou no entorno do Mineirão – já com estrutura grande de orquestra, bateria de 120 componentes, ala de 60 dançarinos e com um público de brincantes que girou em torno de 60 mil pessoas. O bloco, que tem presença de destaque na folia de Belo Horizonte, é hoje a principal referência carnavalesca da Zona Norte. E não para de se multiplicar.

Para o Carnaval de 2023, que está aí tinindo e trincando, o TZN traz o tema “Tchanzinho vai a volver”, inspirado no hit “Envolver”, de Anitta, lançado ainda em fins de 2021 e que alcançou sucesso mundial. O tema também traduz o reencontro do bloco com as ruas da cidade, das quais estava afastado há dois anos. E não só: é o momento de reconciliação do povo com sua vocação democrática, com um projeto de país mais consistente, com horizontes mais plenos de humanidade.

A música-tema deste cortejo é “Encanto geral”, que tem autoria e arranjo de Rodrigo Picolé, também responsável pela direção musical do bloco. E vem mais novidade por aí. Para este ano, além do bom e velho axé, distintivo do TZN que é garantia de requebros febris, a playlist vai contar também com estilos como o piseiro e o pagodão, ao lado de temas de integrantes do Tchanzinho e de blocos amigos. A família agradece. Evoé!

Tchanzinho Zona Norte (TZN) / sábado, 18/02/2023 / Horário da concentração: 09h / Local: Av. Abrahão Caram 1001, Pampulha – BH

Não perde!!!

bhdicas

Posts Recentes

Minas Travel Market no Minascentro

Em dois dias de evento, a feira estima receber cerca de 2 mil profissionais do…

26 de abril de 2024

Grada Kilomba e Paulo Nazareth no Inhotim

Mostras individuais dos artistas, acontecem nas Galerias Galpão e Praça, e são exposições de longa…

25 de abril de 2024

Sommelier Manoel Beato do Fasano, harmoniza menu

Hoje, o Baretto Belo Horizonte oferece experiência de menu em quatro tempos harmonizado com vinhos…

24 de abril de 2024

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!