Fica a dica

Belo Horizonte fora dos Planos

Pensar a formação de Belo Horizonte para além do projeto de seu plano original de construção é uma das propostas da nova exposição de longa duração do Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB), intitulada “Belo Horizonte Fora dos Planos”, que tem curadoria dos historiadores Carolina Marotta Capanema e Raphael Rajão Ribeiro. Essa é uma oportunidade de conhecer o acervo do museu que celebra, em 2023, 80 anos.

A exposição propõe olhar a história do município a partir de um ponto de vista diferenciado, para além do mito da nova capital como cidade planejada, propondo uma reflexão sobre as formas de vida que foram “apagadas” ao longo da história, a exemplo de resquícios do Arraial do Curral Del Rei ou elementos naturais como riachos e córregos removidos da paisagem ao longo dos anos.

Estão em exposição registros de um cotidiano que sobreviveu ao processo de construção da nova capital de Minas Gerais, como artefatos originados em fazendas e povoados que existiam nesse território, ferramentas de trabalho e mobiliário. A exposição trata, ainda, da formação de Belo Horizonte como resultado do esforço de seus vários habitantes, como uma obra coletiva, uma transformação do espaço realizada por pessoas, mas também por elementos naturais: córregos, rochas, solo, animais e vegetação.

Onde: Museu Histórico Abílio Barreto – Avenida Prudente de Moraes, 202 – Cidade Jardim. Gratuito.

Um beijo

bhdicas

Posts Recentes

Minas Travel Market no Minascentro

Em dois dias de evento, a feira estima receber cerca de 2 mil profissionais do…

26 de abril de 2024

Grada Kilomba e Paulo Nazareth no Inhotim

Mostras individuais dos artistas, acontecem nas Galerias Galpão e Praça, e são exposições de longa…

25 de abril de 2024

Sommelier Manoel Beato do Fasano, harmoniza menu

Hoje, o Baretto Belo Horizonte oferece experiência de menu em quatro tempos harmonizado com vinhos…

24 de abril de 2024

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!