Fica a dica

Festival Verbo Gentileza 2023

A gentileza é o meio, o verbo é a ação. Esta é a “pedra fundamental” da Plataforma Verbo Gentileza. Ao longo de sete anos, os modos verbais foram muitos: escutar, convidar, realizar, curar, revolucionar, respirar e regenerar. Para então, na 8ª edição do Festival Verbo Gentileza, chegar em “Cuidar”. A regência do verbo que traz a gentileza como premissa é pautada na importância da atenção e cuidado com nós mesmos, com o outro e com a comunidade. E nos dias 2 e 3 de setembro, a Praça Floriano Peixoto recebe a programação do evento em torno desta narrativa.

Serão dois dias de uma programação gratuita com shows, intervenções, oficinas, mostras, brechós e artesanato, além de uma praça de alimentação com produtores locais. A participação é acessível em libras. 

Programação

Ao longo dos dois dias, o Portal da Gentileza, com suas fitas coloridas — marca registrada do projeto — dá as boas-vindas ao público no espaço Alameda, que também recebe o Brechó Gentil, valorizando a consciência e reflexão sobre o consumo e no qual as pessoas podem doar e adquirir peças. No Gramado, o Piquenique se cuida convida o público para uma experiência que vai além da partilha e da convivência. É um convite para a pausa. 

A Amadoria assina a curadoria de uma mostra de produtores locais, alinhada ao tema central do festival, cuidar, e promove o consumo responsável de produtos e valorização de produtores comprometidos desde a criação, a produção e a venda. Um espaço de economia criativa, no qual artesãos, produtores e criadores possam apresentar seus trabalhos. A mostra busca destacar a importância do consumo local como impulsionador para empreendedores, além de valorizar a diversidade e a participação econômica de grupos minoritários com projetos de grupos periféricos, LGBTQIAP+, mulheres, pessoas negras, PCDs e outros grupos em situação de vulnerabilidade. Haverá, ainda, neste espaço seis expositores gastronômicos e dois food trucks.

No sábado (2), será oferecido um roteiro para conhecer BH de bike tendo como ponto de partida e retorno a Praça Floriano Peixoto. Bernardo Coelho ministra a oficina Mindfulness no Gramado, com uma aula que abrirá oportunidade de aprofundamento na linha da gestalt-terapia e das psicoterapias somáticas no auxílio de ações como se livrar da insônia, do tabagismo, entre outros temas. E no Quintal, Maysa Borges e Rachel Bacha conduzem um bate-papo integrado sobre o cuidado com a saúde a partir da alimentação e os desafios projetados para o século: “Alimentos para século XXI”.

O Palco Instituto Unimed-BH recebe oficina de yoga com Marcia Bacch, entremeada de mantras e canções; o espetáculo cênico da Companhia Candongas, Monstro do Lixo; DJ Little Silvia; a Orquestra Do Contra; e a batalha de voguing “Ballrooms The Vogue Way”, um campeonato com três modalidades performáticas; e o cantor mineiro Octavio Cardozzo, com o lançamento da turnê “Qualquer Amor”, que mescla um repertório autoral de inéditas com interpretações de outros artistas.

No domingo (3), além do Portal da Gentileza, Brechó Gentil, Piquenique se cuida e da Mostra Mercadoria, o espaço Gramado terá a oficina Librário, que promove o desenvolvimento da empatia, ao ensinar a Língua Brasileira de Sinais (Libras) para crianças e adultos por meio de jogos lúdicos e oficinas de lambe-lambe. E uma intervenção musical contemplativa com Thiago Peixoto, que apresentará melodias holísticas inerentes ao som do handpan.

Já o Palco Instituto Unimed-BH recebe Ana Charnizon e Eugênia Corrêa, com a Dança Circular, que busca integrar, equilibrar e conviver de forma mais leve e generosa; o show inédito “Percussão Circular convida Alda Rezende”, no qual o percussionista Di Souza une a Escola Percussão Circular à voz única da cantora e intérprete Alda Rezende. O DJ JJBZ intercala momentos do Festival com o Disco Papo, uma bate-papo despojado sobre música e cultura vinil e até uma brincadeira com as crianças nas pickups. Quem finaliza a programação do festival é a paulista Funmilayo Afrobeat Orquestra, a primeira Orquestra de afrobeat brasileira formada por mulheres, liderada pela cantora e saxofonista Stela Nesrine e a trompetista Larissa Oliveira.

Perde não!! 2 e 3 de setembro, das 10h às 22h. / Praça Floriano Peixoto – Belo Horizonte / Entrada gratuita.

Um beijo

bhdicas

Posts Recentes

Minas Travel Market no Minascentro

Em dois dias de evento, a feira estima receber cerca de 2 mil profissionais do…

26 de abril de 2024

Grada Kilomba e Paulo Nazareth no Inhotim

Mostras individuais dos artistas, acontecem nas Galerias Galpão e Praça, e são exposições de longa…

25 de abril de 2024

Sommelier Manoel Beato do Fasano, harmoniza menu

Hoje, o Baretto Belo Horizonte oferece experiência de menu em quatro tempos harmonizado com vinhos…

24 de abril de 2024

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!