Categories: Fica a dica

M M GERDAU | Férias

Vai pra onde nas Férias?

Foto linda do MM Gerdau por Jomar Bragança

A Gerdau tem cerca de 114 anos de história, está presente em 14 países, por meio de operações que atuam nas várias etapas da indústria do aço e a empresa tem trabalhado em iniciativas voltadas à educação, mobilização voluntária e qualidade em gestão. Em Minas Gerais a Gerdau também apoia projetos voltados à preservação do patrimônio.

O Museu faz parte do Circuito Cultura Praça da Liberdade e é imperdível (para quem gosta esse tipo de programa!). Uma boa oportunidade de conhecer o Museu é aproveitar as férias e levar as crianças para aproveitar as atividades que estão sendo oferecidas por lá.

O Educativo do Museu das Minas e do Metal desenvolveu uma programação especial com atividades gratuitas e classificação livre para as crianças, pais e acompanhantes. Novas temáticas são abordadas por meio de dinâmicas e oficinas com durações entre 15 e 30 minutos, com diversos horários ao longo de toda a tarde. Dessa forma, os pequenos podem conhecer diferentes atividades ou dedicar mais tempo nas que mais gostaram. Importante: as crianças não podem ficar desacompanhadas.

Onde é: MM GERDAU – Praça da Liberdade. Quando ir: até 05 de fevereiro de 2016 / de terça-feira a sábado, entre 12:30 e 17:00 hrs. Quanto custa: Gratuito – mediante disponibilidade de vaga e inscrições feitas no dia . Pra saber mais: #cliqueaqui .

DINÂMICAS – Classificação Livre
Horário: 12h30 às 17h
Exceto: Contação de Histórias – sessões às 13h, 15h e 17h
Hipertrunfo e Desvendando os sentidos: dia 21/01, entre 16h e 21h.
Espelhos e Mão aqui, pé acolá: dia 28/01, entre 16h e 21h.

Caça do Tesouro: Essa dinâmica propõe ao participante, por meio de brincadeiras e charadas, desvendar os segredos de nossa história e do universo dos minerais, utilizando a ciência e a tecnologia, presentes nas atrações do Museu, como principais meios para encontrar um grande tesouro escondido.

Contação de História: O teatro de sombras “O retorno da rainha ao mar – a história de Iemanjá” e o teatro “Cinco pedrinhas saem em aventura” vão despertar a curiosidade da criançada. E ainda tem a história da implantação da nova capital de Minas Gerais e suas lendas urbanas! Outros contos e histórias também podem acontecer no MM Gerdau.

Dinâmica de Cosmogonia: Cosmogonia é uma palavra de origem grega que, em sentido lato, significa “O Nascer do Mundo”. É assim o nome dado às narrativas míticas que desenvolvem respostas para o grande mistério da Origem. Assim, pretende-se discutir com os participantes diferentes cosmogonias na atração da Matéria-Prima. Os participantes serão convidados a contarem suas histórias e elas poderão ser postadas, posteriormente, no canal do Museu no YouTube.

Dinâmica Desvendando os sentidos: Os participantes serão vendados e direcionados para uma atração onde serão estimulados a sentir e expressar as sensações do espaço por meio dos demais sentidos (audição, tato, paladar, olfato). A ideia é provocar diferentes percepções do espaço.

Dinâmica do Espelho: O participante será convidado a observar os detalhes da arquitetura e pinturas parietais, utilizando um espelho. Esse objeto proporcionará uma experiência singular ao percorrer o Prédio Rosa, revelando detalhes não observados em uma visitação convencional.

Dinâmica do Hipertrunfo: Para quem gosta do mundo mineral, a ideia é associar os minerais presentes no acervo do MM Gerdau à sua aplicação e conhecer algumas de suas propriedades por meio de um duelo de cartas.

Dinâmica Mão aqui, pé acolá: Na atração Chão de Estrelas, com o objetivo de descobrir as diferenças entre os minerais (forma, cor, tamanho, brilho) e suas possíveis utilizações, os participantes serão convidados a se desdobrarem com mãos e pés para identificarem os minerais! Dois dados serão jogados simultaneamente e o desafio é posicionar uma parte do corpo no mineral que o dado mandar! Tem que ter jogo de cintura!

OFICINAS – Classificação Livre
(Exceto Oficinas de Cristais e Light Painting e Hologramas, a partir de 7 anos)
Horário: 12h30 às 17h
Exceto: Oficina Um Selfie no Museu, dia 14/01, das 15h30 às 19h
Oficina Light Painting e Holograma, dia 21/01 e 28/01, das 19h às 21h, com uma única turma.

Vagas limitadas, inscrições por ordem de chegada.              

Oficina Alquimistas no Museu: Em um laboratório, os participantes poderão realizar experiências, cujos temas perpassam por questões abordadas no Museu, de forma lúdica e didática. Para fomentar essa ação, os experimentos feitos pelos participantes serão transmitidos no videowall e, posteriormente, postados no canal do Museu no YouTube.

Oficina de Arte Rupestre: Apresentar a arte rupestre, preparar tintas com pigmentos minerais e registrar, a partir de desenhos, cenas do cotidiano em diferentes suportes. A intenção é potencializar a capacidade criativa de cada participante e mostrar que é possível desenvolver diferentes formas de registro que expressem a realidade e a identidade de cada um, assim como fizeram os homens pré-históricos há mais de 30 mil anos.

Oficina de Cristais: Os participantes terão a oportunidade de conhecer vários minerais, bem como sua composição química, propriedades físicas e aplicações. Eles poderão manipular e observar minerais, além de produzir modelos atômicos correspondentes a estruturas químicas de diversos minerais e um mineraloide de calcantita.

Oficina Holograma de Bolso: Será apresentada a técnica de criação de holograma portátil com a utilização de tablets e/ou celulares. Os participantes terão a oportunidade de produzirem seus próprios moldes de acetatos para reproduzirem, no mesmo instante e posteriormente, seus hologramas.

Oficina de Light Painting e Holograma: Apresentar a técnica fotográfica de Light Painting (pintura com luz), que possibilita o registro de movimentos de origem luminosa, criando imagens surreais, que somente poderão ser vistas por meio dos registros fotográficos. E, também, apresentar a técnica de criação de hologramas conhecida como Papper’s ghost, desenvolvida em 1858, pelo químico britânico John Henry Pepper. Hoje, essa técnica é muito utilizada no teatro e em alguns truques de magia que fazem o objeto desaparecer e reaparecer, ficar transparentes ou transformar-se noutros objetos.

Oficina de Maracatu: O público terá a oportunidade de participar da Oficina de Maracatu do “Quintal Escambo Cultural”, que fará uma iniciação aos instrumentos tradicionais e a história do maracatu de baque virado, de origem pernambucana. Não há pré-requisitos e não é preciso ter seu próprio instrumento, mas quem tiver poderá trazê-lo.

Oficina de Máscaras: A partir de imagens de máscaras de diferentes etnias e tempos históricos, os participantes terão a oportunidade de confeccionar máscaras de diversas culturas. Faça sua própria máscara e leve-a para casa!

Oficina de Muiraquitã: Os participantes irão aprender a confeccionar réplicas de adornos líticos, os muiraquitãs, amuletos amazônicos envoltos de história e misticismo.

Oficina de Pigmentos Minerais: Os participantes poderão utilizar os pigmentos minerais e preparar tintas a partir da manipulação de rochas e minerais. Utilizando as tintas feitas com os pigmentos e diferentes suportes, é hora de criar desenhos, tendo como inspiração poemas diversos. Stencil das pinturas parietais também serão inspirações para produzirem cartões postais.

Oficina Um selfie no Museu: Já que a moda é o selfie, por que não fazê-lo no Museu? Técnicas e dicas básicas para fotografar com celular ou tablet serão apresentadas, além de estimular o “olhar” fotográfico para o registro de paisagens e ambientes. As fotos serão tiradas nos espaços do Museu a fim de estabelecer conexões entre memória e patrimônio. Obs: os participantes deverão ter seus próprios aparelhos móveis dotados com câmera fotográfica e cabos para descarregar as fotos.

Oficina de Turbante: A oficina busca entrelaçar alegrias, respeitando a história, o real significado do turbante e partilhando saberes das amarrações dos tecidos diversos, com música, poesia… ARTE! Você pode levar seu turbante para casa! Basta trazer seu próprio lenço.

As oficinas de Turbante e Maracatu serão ministradas por parceiros do MM Gerdau e terão horários específicos:
Oficina de turbante: 23/01 – das 14h às 16h – por Nic Omedes
Oficina de Maracatu: 30/01 – das 14h às 16h – por Quintal Escambo Cultural

bhdicas

Ver Comentários

Posts Recentes

Minas Travel Market no Minascentro

Em dois dias de evento, a feira estima receber cerca de 2 mil profissionais do…

26 de abril de 2024

Grada Kilomba e Paulo Nazareth no Inhotim

Mostras individuais dos artistas, acontecem nas Galerias Galpão e Praça, e são exposições de longa…

25 de abril de 2024

Sommelier Manoel Beato do Fasano, harmoniza menu

Hoje, o Baretto Belo Horizonte oferece experiência de menu em quatro tempos harmonizado com vinhos…

24 de abril de 2024

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!