Pra refletir

A mesa de café do mineiro faz qualquer um se sentir em casa

Ei!

Tudo bem aí????

Ontem, chegando no sítio, depois de tirar tudo do carro, a primeira coisa a ser feita foi preparar uma mesa de café. Eu sou mineira, de Belo Horizonte e esse é um dos costumes que mais amo!!!! Para fazer qualquer pessoa se sentir em casa: uma mesa de café! Nem que seja um pedaço de queijo e um cafézinho preto! Estou no sítio de uma tia do meu marido e foi assim que me senti.

Essa tinha muita coisa de comer, mas eu queria era destacar o afeto que está presente nas mesas mineiras. O carinho. O cuidado… Porque esse momento, em que as pessoas se reúnem em volta da mesa para dividir o pão e tomar um café, na minha casa ou na sua, é especial. Tem conversa. Especulações. Desabafos e alegrias.

Tem hora que até me emociona.

Sabe que isso foi uma coisa que aprendi? Eu era a pessoa que não gostava desses momentos familiares na minha casa. Sempre tem uma tia avó que fala uma coisa desagradável e deixa alguém da mesa constrangido. Aprendi a olhar com outros olhos. As vezes, paro e começo a analisar de fora, esses encontros. Cada um tem seu jeito, e se você conhece bem as pessoas, são quase previsíveis. Juro que tem situações que consigo prever as conversas… e isso me da uma alegria. Acho até graça!

O que, no passado era pra mim, chato e desagradável… hoje me traz tranquilidade e segurança. Vejo beleza, porque entendo a diferença e não levo para o lado pessoal, sabe? Cada um tem sua história de vida, suas experiências, a cultura.. e numa mesa dessa, mineira, é a hora que todo mundo se sente a vontade. E isso só pode ser a coisa mais linda desse mundo. Diversidade, amor e pão de queijo!!! 

Você costuma tomar café com sua família?

bhdicas

Ver Comentários

Posts Recentes

Em cartaz: “Velhos caem do céu como canivetes”

Pequena Companhia de Teatro (Maranhão), chega a Belo Horizonte, no CCBB BH. 

15 de novembro de 2024

Baile da Lamparina

Banda celebra 1 ano do álbum “Original Brasil” na Autêntica com a participação especial de…

14 de novembro de 2024

Festival celebra o Dia da Consciência Negra

Laços da Ancestralidade reúne a cultura dos povos afro periféricos em BH

12 de novembro de 2024

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!