Fica a dica

Mostra de Arte do Bolinho: BH é quem?

Quem repara nas ruas de Belo Horizonte, já se deparou com esse personagem que está por toda parte, o Bolinho. Eu sou tão fã que tenho o privilégio de ter um em casa!!! Agora, o Bolinho da artista Maria Raquel, ou como é conhecida “Raquel Bolinho“, ganha também exposição própria e convida importantes nomes da cena para participarem da “BH é quem?”, que tem como objetivo celebrar a cultura urbana e do grafite.

A mostra, que acontece no novo espaço Spot Culture, é um convite à imersão no processo de criação de diferentes artistas, uma vez que Maria Raquel e seus convidados pintarão ao vivo as telas da exposição a partir do dia 03 de junho.

A artista entende que sua personagem ultrapassou barreiras e hoje é conhecida por um publico amplo e diverso e que não necessariamente é familiarizado com a arte urbana. Raquel Bolinho é hoje representante do graffiti local, com projeção nacional. Mas fato é que Belo Horizonte é celeiro de grandes artistas, e já está mais que na hora de todos os conhecerem. A curadoria da exposição conseguiu reunir um grupo eclético que mostra a cena efervescente da cidade. 

Os artistas convidados e as datas das pinturas ao vivo, que serão divulgadas em tempo real no instagram @querobolinho:

  • 3 de junho (quinta-feira):  Clara Valente
  • 4 de junho (sexta-feira):  Kesa
  • 5 de junho (sábado):  Now
  • 10 de junho (quinta-feira):  Comum
  • 11 de junho (sexta-feira):  Fenix
  • 12 de junho (sábado):  Goma

Durante o dia da exposição, estará disponível ao público cartões postais com informações de cada grafiteiro convidado. No espaço será montada uma loja com produtos da personagem. Vale destacar que um balão inflável do Bolinho com cerca de 2 metros de altura também faz parte da mostra!

Ilustração recebida na Divulgação

Sobre Bolinho

Criado pela grafiteira Maria Raquel, a Raquel Bolinho, o Bolinho se tornou um ícone de Belo Horizonte. Seu intuito é colorir a cidade e dividir com milhares de pessoas sua paixão por doces, bolos, cupcakes e arte! O Bolinho nasceu em 2009 e rapidamente foi se multiplicando. Atualmente já foram pintados centenas de Bolinhos que podem ser encontrados por toda cidade, sempre com cores vibrantes e traços fortes, eles são apresentados nos mais variados suportes artísticos e urbanos, deixando as ruas mais açucaradas. 

Sobre os artistas convidados

Formada em Artes Plásticas pela Escola Guignard, Clara especializou-se em pintura e desenho. Seu trabalho traduz paisagens lúdicas e libertinas em geometrias orgânicas, com forte referência ao cerrado das montanhas e à arquitetura de BH. É uma retratista da natureza, buscando sempre diálogo com seus elementos, estações e seu lugar no espaço tridimensional.

João Marcelo, mais conhecido como Goma, se consagrou como uma das lendas da arte urbana da capital mineira.  Explorando as letras, sempre com cores vibrantes, espalha seus graffitis em vários murais pela cidade. Atua como produtor de eventos de graffiti e possui uma loja voltada para este público, a Real Grapixo, que conta também com uma marca de roupas própria, conhecida por estampar em suas peças a arte de diversos artistas do país.

Lucas, Escritor ou “Skritor”, é grafiteiro, tatuador e artista plástico. Começou no graffiti na sua adolescência e desde 2009 espalha letras e painéis pela cidade de Belo Horizonte. Estudante de Artes Plásticas pela Guignard, atualmente faz experimentações que misturam sua linha urbana de caligrafia, aos traços marcantes e abstracionismo. O caos urbano e o conflito de cores com o cinza geram a estética de seu trabalho.

Fênix, artista, grafiteira e ilustradora autodidata, manifesta em suas obras reverência à plenitude de essências internas e raízes culturais, mantendo a sua descendência viva em seus estudos e processos criativos. Atuante na cena de arte urbana mineira desde 2016, seu trabalho prioriza enaltecer a força e a beleza afro e indígenas, interligadas ao poder da união, da tolerância e do equilíbrio.

Comum atua nas ruas de Belo Horizonte desde 2004, e desenvolve trabalhos em diferentes modalidades da arte urbana e das artes plásticas como graffiti, stencil, muralismo, lambe-lambe, gravura e as artes gráficas em geral. Seu trabalho traz imagens icônicas dentro de uma ambiência gráfica, onde articula conceitos que vão da cidade à floresta, muitas vezes marcando um posicionamento crítico, ou um modo de estar nestes espaços que, no mínimo, não é neutro. Vários de seus trabalhos são colaborações com outrxs artistas, onde ele demonstra toda a versatilidade da sua linguagem visual em ricos diálogos.

Now vem colorindo os muros de Belo Horizonte há 10 anos. Apelidado de “Caveirinha“, seu personagem tem carisma e versatilidade, com isso tem marcado presença em todas as regiões da cidade, experimentando vários estilos de pintura, desde simples bombs até painéis mais elaborados.

  • Não perde:

O que: Mostra de Arte do Bolinho – BH é quem? | Onde:  Spot Culture – R. São Paulo, 990 – Centro | Quando? Pinturas nos dias 3, 4, 5, 10, 11 e 12 de junho | Horários: 17h as 22h. | Exposição das obras: dia 13 de junho | Horário da exposição: 14h as 18h. | Aberto ao público, sujeito à lotação (de acordo com a capacidade do espaço e normas sanitárias). O projeto será documentado em vídeos que serão disponibilizados no canal do Bolinho do YouTube. Uma vez finalizadas, as telas estarão disponibilizadas no site www.querobolinho.com.br

Um Beijo!

*Release Renata Alves

bhdicas

Posts Recentes

Minas Travel Market no Minascentro

Em dois dias de evento, a feira estima receber cerca de 2 mil profissionais do…

26 de abril de 2024

Grada Kilomba e Paulo Nazareth no Inhotim

Mostras individuais dos artistas, acontecem nas Galerias Galpão e Praça, e são exposições de longa…

25 de abril de 2024

Sommelier Manoel Beato do Fasano, harmoniza menu

Hoje, o Baretto Belo Horizonte oferece experiência de menu em quatro tempos harmonizado com vinhos…

24 de abril de 2024

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!