Fica a dica

Orquestra Sinfônica de MG no Parque Municipal

Sob regência do maestro convidado Marcelo Ramos, a OSMG se apresenta em um dos principais cartões-postais da cidade executando “Suíte do Cigano”. A música marca a estreia de Márcio Borges na cena erudita. Conhecido como letrista do movimento Clube da Esquina, Borges ousou ao criar, por meio de software virtual de orquestração, a composição. Na trama, a saga de um cigano mágico responsável pelo dom da escrita ofertado a um poeta terreno. Ele apresenta suas proezas, facetas místicas, origens e prodígios através dos nove movimentos instrumentais que compõem a Suíte.

Todo o trabalho foi feito por Borges durante a pandemia, período em que o compositor estava em seu sítio, na Serra da Mantiqueira. Passado o isolamento, entregou a partitura à maestra e professora Claudia Cimbleris, que imprimiu no trabalho toda a sua expertise nas técnicas de composição e orquestração clássicas, mantendo as ideias originais. Além da experiência acadêmica e das orquestras, Cimbleris trabalhou com artistas como Bibi Ferreira, gravou CDs e compôs diversas trilhas sonoras.

Rádio Inconfidência foi a primeira emissora de Minas Gerais e, acredita-se, do Brasil, a transmitir, de outro país, uma copa do mundo de futebol. A rádio também conta com um dos programas mais antigos e tradicionais do mundo: “A Hora do Fazendeiro”. Dos seus microfones, saíram radionovelas, orquestras e artistas que ganharam o palco no Brasil e no mundo, como Carmen Miranda, Nelson Gonçalves, Clara Nunes e o maestro Juvenal Dias.

O programa Harmonia, da Rede Minas, leva a festa para a tela da TV mostrando a apresentação ao vivo, direto do Parque Municipal Américo Renné Giannetti, em Belo Horizonte, neste domingo (24), às 10h30. A transmissão também é garantida para os ouvintes pela rádio na 100,9 FM e AM 880.

Um beijo!

bhdicas

Posts Recentes

Minas Travel Market no Minascentro

Em dois dias de evento, a feira estima receber cerca de 2 mil profissionais do…

26 de abril de 2024

Grada Kilomba e Paulo Nazareth no Inhotim

Mostras individuais dos artistas, acontecem nas Galerias Galpão e Praça, e são exposições de longa…

25 de abril de 2024

Sommelier Manoel Beato do Fasano, harmoniza menu

Hoje, o Baretto Belo Horizonte oferece experiência de menu em quatro tempos harmonizado com vinhos…

24 de abril de 2024

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!