Dicas

Circuito Urbano de Arte começou em BH

Se você ama Belo Horizonte assim que nem eu, já reparou nos painéis maravilhosos do Cura, na Rua Sapucaí. Dá pra ver o resultado do festival de intervenções urbanas que matam qualquer Belorizontino de orgulho. É o primeiro, e até então único, Mirante de Arte Urbana do mundo.

Serão ao todo, 18 obras de arte em fachadas e empenas, sendo 14 na região do hipercentro da capital mineira e quatro na região da Lagoinha, formando, assim, a maior coleção de arte mural em grande escala já feita por um único festival brasileiro. Uhuuuu, que lindo Belo Horizonte.

O Circuito está na 5 edição, defende a resistência através da arte e cuidado com as pessoas, afetos e natureza , trazendo artistas de diversas regiões e por isso com perspectivas estéticas diversas. Para esse ano, serão pintadas 04 empenas no hipercentro da cidade, que também receberá outras intervenções artísticas. Por conta da pandemia, o restante da programação acontece exclusivamente online.

Diego Mouro (São Bernardo do Campo/ SP) – o selecionado da convocatória promovida pelo festival – Lídia Viber (Belo Horizonte/MG), Robinho Santana (Diadema/SP) e Daiara Tukano (São Paulo/SP) são os artistas responsáveis pelas artes nas empenas dos edifícios Almeida, Cartacho, Itamaraty e Levy respectivamente. Todas visíveis da rua Sapucaí, bairro Floresta, consolidando o Mirante CURA na rua Sapucaí com 14 murais gigantes.

Foto: BH Dicas

Bandeiras produzidas (foto capa) pelos artistas Denilson Baniwa (Bercelos/AM), Randolpho Lamonier (Contagem/MG), Célia Xakriabá (São João das Missões/MG), Ventura Profana (Salvador/BA) e Cólera e Alegria (diversos/Brasil) serão instaladas no antigo prédio da Faculdade de Engenharia da UFMG. A obra também será vista do Mirante CURA.

Foto: inflável de Jaider Esbell (Normandia/RR)

Já os arcos do icônico Viaduto Santa Tereza recebem uma escultura inflável de Jaider Esbell (Normandia/RR).

Arissana Pataxó, de Coroa Vermelha – Cabrália, e Domitila de Paulo, de BH. Elas, juntamente com as criadoras do festival – Janaína Macruz, Juliana Flores e Priscila Amoni – são os nomes por trás de tudo. O Festival conta com intervenções urbanas, galeria virtual, aulões e bate papos. Tudo Gratuito e acessível.

Online – www.youtube.com/CURACircuitoUrbanodeArte

Entre a programação está Preta Rara, rapper e arte-educadora, importante nome do feminismo negro brasileiro e Ailton Krenak, uma das maiores lideranças do movimento indígena brasileiro.

Confira a programação completa aqui e não deixe de passear pela Galeria Virtual que vai funcionar no site www.cura.art durante o período do festival com mais de 30 artistas de todo o Brasil, que terão suas obras expostas e disponíveis para compra.

É entre os dias 22 de setembro e 04 de outubro em Belo Horizonte.

Bjs

bhdicas

Posts Recentes

Minas Travel Market no Minascentro

Em dois dias de evento, a feira estima receber cerca de 2 mil profissionais do…

26 de abril de 2024

Grada Kilomba e Paulo Nazareth no Inhotim

Mostras individuais dos artistas, acontecem nas Galerias Galpão e Praça, e são exposições de longa…

25 de abril de 2024

Sommelier Manoel Beato do Fasano, harmoniza menu

Hoje, o Baretto Belo Horizonte oferece experiência de menu em quatro tempos harmonizado com vinhos…

24 de abril de 2024

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!